WhatsApp

WhatsApp

Mande sua mensagem

(19) 3252-7736 ou (19) 99227-1328 contato@meridiancoworking.com.br

A saúde dos colaboradores é tema essencial dentro das empresas e se ela já é tão importante em tempos comuns, em um cenário de pandemia ela precisa ser acompanhada ainda mais de perto.

É urgente cuidar e priorizar a saúde dos funcionários, afinal, são eles os grandes ativos das empresas. Colaboradores com problemas físicos ou psicológicos causam problemas para as empresas que vão além de faltas, mas refletem também em queda de rendimento e produtividade, desmotivação e, consequentemente, perdas financeiras.

É essencial que as empresas olhem de fato para seus recursos humanos cada vez mais como pessoas e menos como recursos e, nesse sentido, o bem-estar do indivíduo é prioridade.

Você sabe por onde começar a olhar para a saúde dos funcionários?

Confira ações que estão sendo tomadas por muitas empresas!

Cuidado com a ergonomia

Um dos grandes problemas dos trabalhadores, sejam os que ficam muito tempo sentados ou em pé, são as frequentes dores físicas causadas por má postura em seus ambientes de trabalho.

Cada vez mais as empresas têm olhado para isso e essa torna-se uma preocupação real. Além de adaptar o ambiente físico de acordo com as necessidades de cada colaborador, passa-se a incentivar pausas e alongamentos dentro do ambiente.

Para os locais que entraram em home office, muitos disponibilizaram equipamentos como mesas, cadeiras e suportes para que o trabalhador possa ter o mesmo cuidado com sua ergonomia, mesmo dentro de casa.

A empresa Grupo Zap Viva Real, por exemplo, realiza sessões em vídeo de ginástica laboral para incentivar a vivência dos colaboradores e os tradicionais cafés da manhã ou da tarde.

Home office

Se antes esse era um benefício de poucas empresas, não dá para negar que o home office passou a ser uma medida de segurança que veio para ficar.

É claro que muitos setores não são possíveis que as pessoas fiquem longe das empresas e indústrias, mas naqueles negócios em que é viável, esse modelo de trabalho deslanchou no Brasil.

empresas saúde beneficios empregados business professionals at work

Mesmo com a retomada das atividades e o novo ano, gigantes como Facebook e Twitter já decidiram que o home office será permanente.

Em outras organizações, grandes ou pequenas, esse modelo de trabalho também será adotado permanentemente e deixa de ser um benefício, podendo cada vez mais ser uma escolha do colaborador.

Cuidado com a saúde mental

Um dos pontos mais afetados em meio ao isolamento social, incertezas e pandemia é, sem dúvida, a saúde mental e esse tem sido um grande alerta para as empresas. Não basta olhar o físico, é preciso ter cuidado ao psicológico das pessoas e muitas organizações focam cada vez mais nessas ações.

Seja ao disponibilizar psicólogos e profissionais adequados dentro do plano de saúde, promovendo debates e rodas de conversa, incentivando atividades como yoga e meditação, não faltam opções em que as empresas estão apostando.

A Mundipagg, por exemplo, incluiu psicólogos nos planos de saúde para funcionários e dependentes e passou a oferecer uma plataforma com exercícios, terapia online e meditação. Além disso, os próprios psicólogos da empresa, alocados no RH, abriram agendas para quem se sentisse confortável para conversas.

Já a Bayer Brasil oferece acesso a sessões online de qualidade de vida, dicas para manter a saúde mental em dia e o Conte Comigo Bayer, um canal disponível 24 horas para quem precisa de orientação psicológica e financeira.

Em tempos de pandemia, uma boa opção para a saúde mental são os espaços de coworking, pois eles permitem a socialização (com os devidos cuidados – máscara, alcool gel, etc), e assim os colaboradores não se sentem tão sozinhos ou estressados em suas casas. Muitas empresas estão adotando os coworkings como escritório, o que deixa os funcionários mais animados e produtivos.

Bom pacote de benefícios

Os salários são importantes e os benefícios também são cruciais para a saúde dos colaboradores, afinal, aumentam a satisfação e bem-estar dos funcionários.

Além dos tradicionais vales alimentação e refeição, cada vez mais as empresas investem em convênios médicos e odontológicos, parcerias para descontos ou vales para compras em livrarias, lojas, farmácias e academias, por exemplo. Acompanhar as demandas e tendências nesse campo diz muito sobre a saúde do colaborador.

Incentivo à cursos e qualificações

A saúde tem a ver também com capacitação dos colaboradores. Pessoas que se sentem paradas no tempo ou incapazes se sentem frustradas, produzem menos e geram gatilhos em diversos cenários, físicos ou psicológicos.

Para isso, muitas empresas incentivam as qualificações e capacitações através de universidades corporativas, eventos, palestras, rodas de conversa e troca entre os próprios indivíduos da organização.

A saúde dos colaboradores engloba diversos pontos, seja mental, física, intelectual e financeira. É importante que as empresas olhem para todos os lados e elaborem ações para suas pessoas.

Como sua empresa cuida da saúde dos funcionários?

Agora que você sabe alguns exemplos de ações, aproveite para criar alguns planos e colocar em prática!

Até a próxima!

Merdian Coworking